Últimas Notícias

Central de ar em ala da Maternidade de Roraima apresenta problemas desde agosto

Denunciante afirmou que empresa terceirizada responsável pela manutenção não tem previsão para conserto

Créditos: Pedro Barbosa
Problemas no aparelho persistem desde o mês de agosto - Arquivo/Roraima em Tempo

Desde agosto, a Maternidade Nossa Senhora de Nazaré registra problemas na central de ar da Ala dos Girassóis, que para de funcionar frequentemente e deixa pacientes e funcionários com o calor.

Um denunciante, que optou por não se identificar para evitar represálias, relatou que acompanhantes podem levar ventiladores para as pacientes. Mesmo assim, há aqueles que não possuem condições.

"Minha esposa está gravida, e a levei para ser atendida em agosto. O ar condicionado já não estava funcionando. Levei outra vez e nada mudou", criticou.

O Roraima em Tempo já relatou problemas com a central de ar na ala, no fim de semana dos dias 22 e 23 de agosto. Na segunda (24), o problema foi resolvido, mas técnicos precisaram averiguar o problema por dois dias.

Atualmente, o denunciante aponta que a empresa terceirizada responsável detectou que há um problema no compressor do aparelho e avisou a direção da unidade, contudo não deu previsão para o conserto.

"Dois técnicos vieram retirar o equipamento com defeito, porém, até o momento, não foi resolvido o problema e não deram previsão, se amanhã, depois", lamentou.

Por fim, ele ressaltou que falta do ar condicionado pode vir a prejudicar a saúde de pacientes internadas, além de afetar o desempenho de funcionários no manuseio de equipamentos e produtos.

"Existem mulheres que estão internadas e sofrem com hipertensão. O calor prejudica ainda mais a saúde delas, mesmo com o ventilador. Resolvi denunciar, pois funcionários reclamam, dizem que o aparelho vive com defeito. E também precisamos pensar no coletivo, pois mesmo após minha esposa ter alta, ainda terá paciente sofrendo aqui", disse.

CITADA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que a empresa responsável pelo trabalho de manutenção preventiva e corretiva foi acionada e já providenciou o serviço na máquina.

"Vale ressaltar que o Governo de Roraima, por meio da Sesau tem intensificado o trabalho para atender as demandas de todas as unidades hospitalares,  adotando medidas a curto e médio prazo para garantir as mudanças necessárias que assegurem a boa prestação dos serviços", finalizou.

LEIA MAIS

Pacientes internadas na Maternidade denunciam centrais de ar quebradas; 'Calor insuportável'