Últimas Notícias

Boa Vista inicia vacinação contra a Covid-19 e prioriza servidores da saúde e idosos

Nesta quinta-feira (21), vacinas serão enviadas para as oito unidades que atendem exclusivamente Covid-19

Créditos: Josué Ferreira, Samantha Rufino
Profissionais foram vacinadas no Centro de Imunização de Boa Vista - Samantha Rufino/Roraima em Tempo

Cinco profissionais de saúde foram vacinadas contra a Covid-19 e deram início à campanha de imunização em Boa Vista, nesta quinta-feira (21). O município recebeu 10.694 doses da CoronaVac e vai distribuir entre os postos médicos. Nesta primeira fase serão contemplados profissionais de saúde e idosos.

"Sinto-me privilegiada, porque nem todas as pessoas tiveram essa oportunidade. Nem todos que contraíram a doença chegaram até aqui. Perdemos muitas pessoas nesse caminho. É um privilégio estar nesse momento em que a ciência fez algo que traz esperança de dias melhores", declarou a médica Joicilene Mandulão, a primeira a receber a dose.

Thalita Almeida foi outra profissional vacinada. Ela atua como enfermeira na Unidade Básica de Saúde (UBS) Professor Mariano de Andrade, voltada exclusivamente a pacientes com suspeita ou confirmação para o coronavírus.

"Participar desse momento é sentimento de gratidão. Lembrando que as medidas precisam ser seguidas até que a toda a população esteja imunizada. Quando isso acontecer, teremos queda nas internações, nos óbitos, e no número de infectados. A vacina vai ajudar a passar por esse momento difícil", externou.

Também foram imunizadas a farmacêutica Dayane Macedo Vasco, a técnica em enfermagem Edneia Maria de Brito Aleixo, e a agente comunitária de Saúde Kellen Sammer Santos Cruz.

DISTRIUBUIÇÃO

Hoje, as vacinas serão enviadas para as oito unidades que atendem exclusivamente Covid-19. Nesta sexta-feira (22), todos os outros 26 postos de saúde vão receber o imunizante. Segundo a superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues, do total de doses, 28 serão direcionadas a idosos que vivem em abrigos.

"Vamos encaminhar para a UBS Mariano de Andrade. Logo depois para o Hospital Geral de Roraima [HGR], que atende os adultos de Boa Vista, para o Hospital Santo Antônio, Maternidade Nossa Senhora de Nazaré e, depois, para as demais unidades de saúde", detalhou Francinete.

APLICAÇÕES

O prefeito Arthur Henrique (MDB) explicou que foram solicitadas listas de todos os profissionais das redes pública e privada de saúde, para que seja feito cruzamento de dados e nenhum profissional receba mais de duas doses. Ele reforçou que neste primeiro momento serão apenas os grupos prioritários e pediu paciência aos moradores.

"Em 21 dias vamos finalizar a primeira etapa e iniciaremos a aplicação da segunda dose. Cada vacina vai ser direcionada nominalmente para os profissionais. Isso vai evitar perdas e garantir a eficiência para quem precisa. São servidores que estão realmente na linha de frente da pandemia. É um momento de esperança, mas de ainda manter as recomendações sanitárias", frisou o gestor.

Questionado se houve motivo especial para apenas mulheres serem as primeiras vacinadas, Arthur disse que foi coincidência e "que as mulheres são importantes". "Elas fazem parte dessa luta. Têm enfrentamento tão participativo quanto os homens. Fico feliz que foram cinco mulheres como exemplo no início da vacinação", finalizou.