Últimas Notícias

Denarium exonera secretário de Saúde; vice-presidente da CPL assume o cargo

Decreto foi publicado nesta segunda-feira (17), conforme Diário Oficial do Estado

Créditos: Josué Ferreira

O governador de Roraima, Antonio Denarium (PSL), exonerou Antônio Elcio Franco Filho do cargo de secretário estadual de Saúde. O decreto está publicado no Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (17).

Assume o lugar dele Cecilia Smith Lorezom, que estava como vice-presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL). A nomeação também consta no Diário de hoje. Essa é a segunda troca na pasta na gestão Denarium. Cecilia teve a exoneração assinada pelo governador neste dia 17 de junho. 

A mudança ocorre em meio a diversas denúncias envolvendo a área da Saúde, como falta de materiais e medicamentos, bem como longas esperas por cirurgias e exames no Hospital Geral de Roraima (HGR), o maior do Estado.

O primeiro secretário foi Ailton Wanderley, que deixou o comando com fortes declarações nas redes sociais. Ao sair, fez críticas à prioridade na escolha de empresas que, segundo ele, pertencem a deputados estaduais, federais e senadores, e enumerou outras irregularidades que estariam acontecendo dentro da Sesau.

O Roraima em Tempo entrou em contato com a Secretaria de Saúde e aguarda retorno.

CPI 

Na Assembleia Legislativa há um pedido assinado por 18 deputados, que pede a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com intuito de apurar as irregularidades apontadas pelo então secretário Ailton Wanderley.

Contudo, dois meses após o requerimento ter sido protocolado, não há informações de a CPI sairá do papel. A deputada Betânia Almeida (PV) tem cobrado, insistentemente, pela investigação. Além disso, o deputado Renato Silva já solicitou cancelamento de contratos.

 

SEE ALSO ...