Coluna Roraima Alerta

Coluna Roraima Alerta 31.01.2018


EXPECTATIVA

Hoje, a partir das 20h, os novos senadores e deputados federais de Roraima serão empossados. Quem estava há décadas abre espaço para outros que têm outras décadas de política. Ou seja, não pense o povo em renovação. Assumem velhos gafanhotos do cenário roraimense e outros que se criam graças ao legado daqueles que já deixaram esse mundo. A expectativa, contudo, é que façam um bom trabalho. Afinal, o povo precisa de boa saúde, educação, segurança reforçada, bem-estar social de ponta. Para isso, é preciso deixar de lado orgulho político e trabalhar muito para conseguir recursos. Não pouco. Muita verba federal. Diga-se de passagem, esse legado é de Romero Jucá.

MILHÕES

Dados da Secretaria de Planejamento mostram que a arrecadação com ICMS e IPVA teve um salto substancial nos últimos anos. Isso denota que dinheiro o Estado sempre teve, o que faltou foi gestão de Suely Campos. Essa crise financeira sem fim, que cortou gastos e mais gastos (isso continua), deixou hospitais sem remédios e servidores sem salário não tem raízes migratórias, mas administrativas. O aumento foi de mais de R$ 100 milhões somente no último ano. Esses recursos que se tornam próprios, ou seja, dá para investir aonde desejar, ficou pelo caminho. Quer dizer, parte dessa história foi desvendada com as três operações da Polícia Federal em duas secretarias. A próxima é a saúde. Tem ofício entregue a vários órgãos pedindo inquérito de alguns contratos. A cobra vai fumar!

BASTIDORES

Tem político que não aceita que está por trás de algumas ações políticas. Fontes da Coluna revelaram que a briga política entre dois grandes grupos está só começando. A ideia é montar um aparato bélico ainda mais forte para tentar derrubar um forte nome da política roraimense. A questão é que os olhos vendados por maus sentimentos podem levar a um tiro no pé daqueles que desejam ascensão no cenário político. Que não sobre para a população, pois quando esse tipo de prática começa a tomar dimensões inimagináveis, o que é bom para o povo vai se afogando no mar do ódio e inveja dos fortes e os pequenos sofrem cada vez mais. Oremos!

ENERGIA

Quem vive nos bairros mais distantes do Centro de Boa Vista tem sofrido com quedas constantes de energia. Não é novidade que esse inábil serviço em Roraima já levou muita gente a perder eletrodomésticos e ações na Justiça não foram suficientes para que os reembolsos fossem pagos aos consumidores. As fontes da Coluna afirmam que três vezes por dia, num intervalo de meia hora, é sagrado as residências ficarem às escuras por causa da interrupção. A nova empresa assumiu uma verdadeira bomba, tendo de fazer investimentos milionários num sistema precário. Enquanto essa bancada de políticos milionários não fizeram nada de eficaz por Tucuruí, nada será resolvido.

MEIO AMBIENTE

Dados do Imazon mostram que mais de aproximadamente 730 hectares foram desmatados em Roraima no mês de dezembro de 2018. O índice representa 3% do total de área desflorestada pelo homem este período. O lugar onde mais teve destaque no desmatamento foi o Projeto de Assentamento do Tepequém. Essa serra conhecida internacionalmente parece sofrer os sustos de perder árvores e animais. O que precisa haver de maneira urgente são legislações mais rígidas que garanta a proteção do meio ambiente. Não adianta Bolsonaro afirmar em Fórum Internacional que preservamos a Amazônia e os números mostrarem o contrário. Ajamos!

VENEZUELA

Opositores venezuelanos convocados por Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente interino na semana passada, pediram nessa quarta-feira (30) a saída de Nicolás Maduro do poder e instaram as forças armadas do país a não reconhecer mais o comando do líder chavista. Maduro, por sua vez, pediu que os militares se mantivessem unidos e leais. Donald Trump, que expressou "completo apoio" ao movimento de Guaidó. O usurpador disse que o presidente dos Estados Unidos quer matá-lo. Não só ele: grandes líderes tentam destruir o mandato ilegítimo dele. Esperamos que tudo se resolva na Venezuela, país de grande riquezas e gente boa.

 

SEE ALSO ...